segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Psiquiatria social e massacre psicológico

"Quem não está comigo, está contra mim "  -  George bush

Já ouvi inúmeras frases de "terrorismo mental". Muitas inclusive de pessoas bem próximas. A afirmação acima chamou-me muito a atenção por ser expressão de um poder quando é um poder onipresente que não escutou os clamores de organizações humanitárias, governos, ONU, etc. e cujo resultado está sendo as carnificinas do Iraque e do Afeganistão. Esta postura filosófica maniqueísta, sordidamente elementar, se reflete no nosso microcosmos social, ou seja, no nosso dia a dia social, já que tal maniqueísmo nada mais é que uma forma de autoconservação de minorias delimitando "regiões", entendendo-se por "regiões" o conjunto de valores, atitudes,modismos, tendências e gostos e onde todo aquele que destoa deste conjunto é sumariamente exilado do convívio dos integrantes desses grupos, visto que se constitui em uma ameaça para o equilíbrio e autopreservação dos mesmos.

Esses integrantes tem, como denominador comum, um nível cultural extremamente rudimentar e, justamente, pela falta de ferramentas intelectuais, utilizam a linguagem da violência, da desqualificação e do falso desprezo. Eles se apoiam, se defendem uns aos outros e, se fôr necessário, para manter seu frágil e hipócrita castelo social, são capazes de obedecer aos mais baixos instintos animais.

Para exemplificar esses conceitos, lembro-me de uma infeliz reunião na qual, em uma divergência, um de seus integrantes ameaçou chamar a policia o que fez com que outro participante, inculta e arrogantemente, retrucasse: "A polícia não chame para o Manicômio pois esta pessoa foi aposentada por invalidez!". Assistí a tudo aquilo com muita pena e surpresa com a violência da linguagem impregnada de ignorância, denotando o baixo nível cultural que acima aludí e agressividade primaria. (A posteriori soube que esta pessoa tinha como leitura única e predileta os "livrinhos" de Júlia e Sabrina, digo isto com todo o respeito às adolescentes de tempos atrás ).

Constatamos, tristemente, que essa violência no sistema de agir, esses falsos valores sociais, essa superficialidade, esse culto ao possuir e ostentar são orientadas, em nosso país, por normas difundidas pelas telenovelas empenhadas em eliminar a reflexão e a análise, normas aliás muito adequadas para a manutenção deste "status quo" tão infeliz, injusto, miserável e inculto que impera em nossa sociedade.

Já falei em artigos anteriores sobre Assedio Moral e suas consequências psicossomáticas. Hoje enfatizei, numa extrapolação para o quadro social como um todo, embora em grandes pinceladas, visando salientar que sempre existiu MENTES MASSACRADORAS E MENTES MASSACRADAS resultando disto O ADOECER, seja o individual quanto o social.

Rita de Cássia M. de Medeiros Homet Mir [ psicodermatologista ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário