A Técnica de Condicionamento Mental

Uma sessão de Hipnose Condicionativa consiste basicamente de 4 etapas:

1. Hipnoanálise ou ananmese:
Informações necessárias para condução do processo terapêutico, o Instituto Brasileiro de Hipnologia adotou 2 fichas clínicas, uma preliminar e outra avaliatória, com objetivo documentacional e reunir informações consistentes para elaboração da sessão clínica.

2. Estado pré-hipnótico:
É a preparação ao transe, são induções dadas antes do afastamento do sensor crítico. Consiste em um relaxamento físico e mental profundo e controlado pelo hipnólogo, baixando a freqüência cardíaca e os níveis das ondas cerebrais, ao mesmo tempo em que os níveis de ansiedade baixam. Pessoas altamente sugestionáveis podem entrar automaticamente nesse estado, com o uso de chaveamento mental, nas sessões subseqüentes.

3. Estado hipnótico:
Consiste em desarmar ou simplesmente desviar o sensor crítico da mente, sendo a porta de entrada da mente para trabalhar as induções, sugestionamentos e condicionamentos, empregando técnicas como CONDEX (Condicionamento Externo), CONDIN (Condicionamento Interno), RECOM (Recondicionamento Mental), DESCON (Descondicionamentos Mental), BLOREM (Bloqueio de Registros Mentais), CHAMEN (Chaveamento Mental), regressão a memória, progressão de memória, projeção mental, Energização e Resignificação Mental.

Existem diversos níveis de escalas para o estado de sono terapêutico, as mais importantes são Hipnoidal, Média e Sonambólica e Catalepsia, sendo que as duas últimas, nem todas as pessoas conseguem atingir, dependendo das condições físicas, mentais e ambientais em que a pessoa se encontra no momento da sessão, nelas são possíveis fazer com que o paciente converse inconscientemente, abra os olhos, caminhe, etc (níveis necessários para se trabalhar técnicas de Hipnose Regressiva); de forma geral, a hipnose clínica (Hipniatria) não necessita que o(a) paciente esteja no estado sonambúlico, nem cataléptico.

Como na Hipnose Condicionativa o paciente permanece passivo, não necessita falar durante a sessão, seja qual for o nível atingido, os resultados serão os mesmos, nesta técnica observamos que 90% dos pacientes entram em estado de transe na primeira sessão, sem uso de qualquer tipo de medicamento nem dependência psicológica do terapeuta. Cada hipnólogo possui sua própria técnica, desenvolvida e aprimorada por ele próprio ou estudada em cursos.

Na Hipnose Condicionativa, quando um paciente não consegue atingir o estado de sono terapêutico?
- Quando estiver com ansiedade excessiva – dificuldade de concentração e atenção – medo e insegurança no tratamento – sob efeito de drogas e remédios estimulantes – estar condicionado (dormir somente com calmante) – falta de confiança e credibilidade no terapeuta – não querer resolver seu problema – participar da sessão como curiosidade ou sob pressão psicológica.

Obs: As técnicas empregadas na Hipnose Condicionativa, descoberta no Brasil, na década de 80, pelo psicoterapeuta Luiz Carlos Crozera, diferem-se das demais por não se tratar de métodos investigativos (sofrologia), o paciente permanece passivo (não fala com o terapeuta durante a sessão), indo até a(s) causa(s) dos problemas de um indivíduo, sem revivenciar os registros causadores dos traumas (como na Hipnose Clássica), nem aplica-se metáforas (como na Hipnose Ericksoniana).

A Hipnose Condicionativa é multiaplicável e multifuncional, indicada à partir dos 8 anos de idade, enquadrada dentro do conceito de terapias breves, utilizada em todas as áreas da saúde, educação, desportes, recursos humanos e criminalística, considerada a última palavra dentro da ciência da hipnologia, técnicas estas que abrem novos rumos para saúde humana.

4. Estado de Hipnose:
É a preparação e o retorno do sensor crítico da mente ao seu estado normal, o restabelecimento das funções respiratórias, cardíaca e metabólicas de forma geral, retirando o paciente do sono terapêutico.