sábado, 30 de maio de 2009

Neuromarketing: Você conhece?

Para muitos essa palavra pode ser estranha, mas há muito tempo vem sendo utilizada em nossas vidas sem ao menos nos darmos conta disso. Mas o que vem a ser esse tal Neuromarketing?
Já há alguns anos, grandes empresas do cenário mundial como a Coca Cola, por exemplo, fazem uso de técnicas inovadoras direcionadas ao consumidor, a tal ponto de monitorarem seus pensamentos, acreditem. Nesse caso em especial, várias pessoas são submetidas a testes, onde suas ondas cerebrais são monitoradas. O teste consiste no seguinte: figuras a esmo são mostradas aos participantes, sendo que cada figura desencadeia algum tipo de reação no cérebro, mais especificamente no Sistema Límbico (conhecido como o centro das emoções) e são captadas por sensores computadorizados, sabendo assim, quais imagens são mais "receptivas" ao cérebro e quais não são. De posse dessas informações, e das imagens convenientes, são produzidos os comerciais do produto. Ou seja, a intenção dessas empresas é a de que, através do subconsciente das pessoas, possam instigar ou induzir o consumo de seus produtos. Parece uma ideia meio louca, mas pensemos um pouco: Porque não? Quantas vezes vemos nossos familiares indo comprar uma "Coca" e não um refrigerante qualquer, parecendo muitas vezes um processo automático. E a desculpa do gosto ser melhor não cola mais.
Sou um tanto cético quanto essa questões, mas no mínimo têm-se aqui um fato intrigante, você não acha? O fato de não sabermos ao certo se estamos comprando algo por motivação própria pode mexer com as pessoas.
Uma coisa eu sei: Quanto mais redigo as palavras Coca e Cola, mais contribuo com teorias como essa...
Foi mal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário