quarta-feira, 22 de junho de 2011

Igreja versus Música


Há muito tempo tenho notado um fato intrigante e que inúmeras vezes já pautou minhas conversas com pessoas mais próximas: bandas em igrejas!!! Sou de família extremamente católica, nasci e cresci vivendo os costumes de tal religião. Mas como não mantive tais hábitos, posso dizer que não me "enquadro" como católico, nem de qualquer outra religião. Pois acho que para se dizer de uma ou outra religião é preciso vivenciá-la em seu dia a dia. Não me atrevo a dizer que sou católico porque vou uma vez que outra na igreja aos domingos, embora muita gente o faça.  E mais, independente de Deus existir ou não, acho que não preciso de quatro paredes para me manter em contato com ele. Faço isso pessoalmente se for o caso. Mas enfim...

Enquanto músico, e sabedor do poder que a música tem, me pergunto o porquê de algumas igrejas como a católica, ignorarem completamente este importante instrumento de união entre as pessoas. Cito em específico a católica pelas constantes demonstrações de temor por estar se dissipando aos poucos. Mais do que simplesmente trazer gente para dentro de seus muros, a música pode ajudar a mudar um pouco da imagem da igreja, tornar mais alegre seus encontros, atrair mais jovens com uma das coisas que eles mais gostam. Tenho certeza do sucesso que isso faria!!!

Faço aqui uma ressalva: Já vi e sei de igrejas católicas onde ocorre música ao vivo. O problema é que é feito por músicos amadores (nada contra), que não ensaiam, que tentam cantar um mais alto que o outro. Isso não é o que se espera, embora seja louvável a iniciativa e a disponibilidade dos músicos. 

Vejo com muita alegria e até mesmo curiosidade, determinadas igrejas de nossa cidade com enormes palcos, muitos músicos, casas cheias e, em sua totalidade, cantando as músicas juntos. Com um pouco de organização e boa vontade a igreja pode sim, se renovar. Digo organização porque o meio musical gospel, por exemplo, está em evidência. Isso atrai gente oportunista... Não é sr Latino? É preciso estar atento!
 
A música chegou a ser considerada o mais perto possível de Deus, então, unimo-nos em sua promoção!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário