sábado, 17 de setembro de 2011

Gaúchos por um mês!!!


Há muitos anos deixei de comparecer aos desfiles de 20 de setembro. Acho muito lindo tudo o que envolve o gaúcho e as suas tradições, das quais, cultivo algumas o ano inteiro, vide o chimarrão, o churrasco, a música, a ligação com o campo, etc. Perdi o brilho com o desfile por ver gaúchos emprestados, oportunistas, que vestem jeans o ano inteiro e no dia 20 aparecem pilchados, estufam o peito, sobem num cavalo e se acham os "gaúchos", mal encarados e valentões, de faca na cintura e com sua guampa de cachaça na mão. Sim, a semana farroupilha, como o carnaval, virou desculpa para encher a cara de álcool. Passada a semana do gaúcho e a pilcha volta para o armário até o próximo ano. Mas tudo bem, divirtam-se. Quem sou eu pra falar, dirão alguns.

Não uso pilcha, dificilmente vou a um baile, mal sei cavalgar e outras coisas mais, mas me considero mais gaúcho que muito pachola por aí. O que define um gaúcho não são só detalhes comportamentais, mas o encorporamento de uma cultura, um modo de ser, ter orgulho, ser forte aguerrido e bravo como diz o hino. Aliás, tem muito gaúcho que não sabe a metade do hino riograndense, a não ser alguns trechos divulgados por aí nos meios de comunicação. Uma vergonha!

Mas claro, a semana farroupilha é de comemoração, muita gente trabalha o ano inteiro e merece o devido respeito. Não sou contra não, aliás, gosto muito. Cultivar as tradições, passá-las adiante e fortalecê-las são coisas muito importantes, pois elas tratam de honra e luta, força e retidão, suor e vitória.

A todos um feriadão ajuizado, na paz, de muito baile, churrasco, carreteiro, ensopado, feijoada, cavalo, bosta de cavalo, pilcha, CTG, chimarrão, charque, etc. Nem que seja só por um mês, não é "Gauchão"???

Nenhum comentário:

Postar um comentário