De acordo com pesquisas, todos já sentiram ciúme alguma vez na vida, portanto este sentimento parece ser universal. O ciúme é considerado uma doença quando a sua intensidade é desproporcional ao real risco trazido para o relacionamento. Há desconfiança excessiva e infundada, os comportamentos são inaceitáveis, o que traz prejuízos significativos para o relacionamento, geralmente sofrimento para ambos os envolvidos, que vivem em estado de tensão e estresse constante.
Muitas pessoas sentem ciúme da relação que o outro tem com alguém ou objeto específico e normalmente está ligado a um sentimento de exclusão ou sensação de ameaça à estabilidade do relacionamento. A reação ao ciúmes é uma forma de defesa do risco de perder o “objeto” amado.
Este sentimento pode estar relacionado a fatores como: insegurança, baixa autoestima, alto grau de dependência, necessidade de controle, experiências passadas de traição ou perdas vividas por si ou por terceiros, entre outros.
Caso você perceba que seu ciúme vem prejudicando sua relação e sua saúde emocional, seguem dicas para aprender a lidar com este sentimento:
- Avalie as evidências em que se baseiam suas ideias e tente pensar em outras possibilidades e hipóteses.
- Cuidado para não generalizar. Ter vivido uma experiência ruim, não significa que isso vai se repetir com todo mundo.
- Perceba os outros sinais, aqueles que indicam que a pessoa se importa com você. O ciumento muitas vezes não percebe as evidências que contradizem suas ideias.
- Avalie e verifique quais as situações e comportamentos emitidos pelo outro que faz com que você se sinta inseguro e ameaçado. Tente dialogar.
- Amplie sua rede de relacionamentos. O ciúme pode estar relacionado à dependência excessiva em relação ao outro.
- Avalie a ideia que cada um faz de um relacionamento, pois as expectativas como segurança, conforto e estabilidade podem ser divergentes.
- Não hesite em procurar ajuda profissional caso esteja causando sofrimento.
- O mais importante: fortaleça sua autoestima. Sentir-se bem consigo é essencial para vencer o ciúme.
O equilíbrio emocional é fundamental para manter um relacionamento saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário