A moda agora é colocar a culpa dos desvios de personalidade no Bullying. Quem em idade escolar já não foi ofendido, discriminado por sua cor, religião, peso, fator econômico, dentre tantos outro? Isso é uma prática constante na escola. Há que se ter mais critério quando falamos nesse assunto. Mas vem cá, você sabe o que significa Bullying? Vejamos:
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
''O autor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar na qual tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz isso no ambiente escolar''
Segundo familiares, Wellington Menezes de Oliveira, o assassino do Realengo, era introspectivo e calmo, diferente dos traços descritos no parágrafo anterior. É preciso parar com essa mania de querer taxar as pessoas, enquadrar, classificar. Parece que, nesse caso, Bullying talvez não seja o "diagnóstico" correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário