sexta-feira, 15 de abril de 2011

Desarmamento - A Favor ou Contra?

Essa questão está em pauta ultimamente, a do desarmamento da população. Posiciono-me desde já, a favor!!! Foi-se o tempo em que arma de fogo trazia segurança para dentro de casa. Engano! O medo que as pessoas têm de perderem seus bens adquiridos com o suor diário do labor, bem como a (falsa) sensação de segurança que trarão a sua família, faz com que elas recorram às armas.

Mas até que ponto uma arma é garantia de segurança realmente? Confesso, em tempos mais rebeldes, que era contra o desarmamento, justo por pensar como a maioria pensa hoje: Desarmar o cidadão para armar o ladrão. O que ninguém pensa é que, sua própria arma pode tornar-se uma aliada do bandido ao invés de ajudá-lo. Discorrerei sobre alguns argumentos que me fazem ser a favor do desarmamento:

1) Por uma arma pra dentro de casa traz risco eminente à família; risco de que, em um eventual ato criminoso, o próprio bandido a use contra você;

2) Inúmeros são os casos em que membros da família, geralmente crianças, perdem suas vidas em acidentes com armas de fogo;

3) Creio que nem 10% de quem tem arma em casa tenha um suporte emocional adequado, ou seja, capacidade de lidar em momentos críticos, onde se sobressaem as emoções mais fortes. Muitas mortes ocorrem depois de brigas corriqueiras e banais.

4) Você pode acabar preso; seja pelo fato da arma não estar legalizada, seja pelo mau uso que você pode fizer dela. O ditado diz: a ocasião faz o ladrão!!! Isso vale também para quem faz uso de armas.

5) O péssimo exemplo que você pode dar para seus filhos; motivo óbvio e dispensável de maiores comentários;

As pessoas usam como argumentação desfavorável ao desarmamento a de que, as armas recolhidas dos cidadãos de bem, acabam parando nas mãos de bandidos e sendo usadas contra eles próprios. O pior é que isso muitas vezes acontece de fato. Há muita gente má intencionada dentro de quartéis militares, comandos policiais, etc. Mas aí entramos em uma outra esfera, uma outra conversa. E quanto a isso, infelizmente, nada podemos fazer a não ser protestar.

No mais, NÃO estamos seguros nas ruas e NÃO estamos seguros dentro de casa; se você puxa uma arma contra um assaltante, é bem provável que ele, imediatamente, atire contra você sem pestanejar. E depois ainda pode ser a vez de sua família, pois eles não vão querer deixar testemunhas. Vale o risco???

Uma coisa é certa: ou você pode entregar sua arma e dar (mais) um voto de confiança na segurança pública, mantendo a consciência limpa de que fez sua parte; ou pode continuar com uma arma em casa e colocar você e sua família em perigo.

A decisão é sua!!! As conseqüências também podem ser!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário