domingo, 8 de maio de 2011

Por que temos pesadelos?

          Eles são um sinal de que algo não vai bem no departamento psicológico, indicando conflitos interiores, questões mal resolvidas ou excesso de ansiedade. "Existem casos que são fruto de um trauma. Se, por exemplo, uma pessoa foi assaltada e não quer mais sair de casa, ela terá pesadelos que a farão reviver a situação - como se o cérebro enviasse a mensagem de que ela tem que passar por aquilo de novo, até superar seu medo. Outro caso comum é o de pessoas muito ansiosas, que, geralmente, sonham com situações difíceis, mas possíveis, no dia-a-dia, como perder a hora ou sofrer uma perseguição". Os casos mais graves são os de indivíduos que sofrem de medos patológicos - como a chamada síndrome do pânico e fobias em geral - e, por causa disso, têm pesadelos quase todas as noites.

          No outro extremo está a ansiedade mais simples, como costuma ocorrer, por exemplo, na véspera de um vestibular. Outra fonte comum de pesadelos são traumas do passado - em geral da infância - que permanecem gravados no subconsciente.
É como se passássemos os arquivos da memória RAM do computador para o disco rígido. Além de ser indispensável para nosso equilíbrio orgânico, o sonho é um fenômeno psíquico bastante revelador do que somos. "No período moderno, o maior decifrador dos sonhos foi Freud. Para ele, os sonhos são realizações de desejos. Sonhamos com aquilo que desejamos enquanto estamos acordados".

         Crianças, por exemplo, mostram isso de forma mais evidente porque sonham sobre coisas mais imediatas: se lhes for recusado um doce, vão sonhar com comida. No caso dos adultos, desejos reprimidos também aparecem. "E como esses desejos são em geral ligados à sexualidade ou à agressividade, os sonhos dos adultos tornam-se na maior parte das vezes ininteligíveis ou mesmo absurdos".

          Para Sigmund Freud, os pesadelos ocorrem quando tomamos contato com nossos desejos proibidos latentes, que surgem como algo ameaçador, aumentando a tensão psíquica e nos fazendo acordar.
No passado, os sonhos eram interpretados por mágicos e adivinhos. "Várias passagens do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, teriam sido passadas a Maomé durante os sonhos".

          Como diria o Kiko: que coisa não???

Nenhum comentário:

Postar um comentário