quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Crenças e Valores - Como isso funciona mesmo???


Uma grande parte dos comportamentos humanos e, especialmente aqueles que são conscientes, passam pelas nossas crenças e valores. Seja um movimento, uma fala, um pensamento ou uma mentira, tudo isso é orientado pelo que acreditamos e pelos nossos valores. Mas o que significa e como isso funciona? Existem diversas teorias que tentam explicar esse tema. Farei uma resumida explicação sobre o que existe de mais atual:

Esse sistema simbólico é baseado em nossa linguagem e, aos poucos, vai se misturando com nossas emoções.

Para construí-lo, utilizamos certas fontes que podem ser os nossos pais, os membros de nossa família, professores, as comunidades das quais participamos, as mensagens escritas a que temos acesso, pessoas que nos oferecem modelos de vida e qualquer tipo de norma ou regra, entre muitas outras fontes que poderiam ser levantadas. A partir desse conjunto de símbolos/emoções, adquirimos a capacidade de conscientemente pensar e tomar as nossas decisões.

Na linguagem científica, o conjunto simbólico que nos é disponibilizado pela sociedade se chama Cultura Coletiva e o que temos acesso através de pessoas são as Culturas Pessoais. É importante dizer que uma pessoa pode ser intermediária da Cultura Coletiva quando ensina, por exemplo, regras sociais. Quando dá sua interpretação pessoal sobre a regra, exemplifica como, em Cultura Pessoal, reconstruiu as mensagens simbólicas provenientes da Cultura Coletiva de uma forma personalizada.

Nesse contexto, uma pessoa autônoma é aquela que, a partir de todas essas fontes, constrói um sistema normativo pessoal que auxilia a pensar, a tomar suas decisões e orienta todos os seus comportamentos. O núcleo desse sistema normativo em nossas emoções.

Por esse motivo, uma pessoa que seja orientada pelos seus valores para respeitar a vida, encontrará muita dificuldade em matar alguém ainda que em defesa própria. Um exemplo histórico extremo foi o ocorrido com os mártires cristãos, que amavam mais a Deus do que suas próprias vidas. Seus valores, intensamente orientados em direção a Deus, os conduziram ao sacrifício da própria vida. Quando questionados acerca de sua fé, preferiam morrer a negá-la.As crenças e valores individuais são, então, os critérios que regulam nossas decisões e que, em última análise, orientam a pessoa para determinados comportamentos.

De uma forma muito resumida, é assim que se forma o sistema normativo que orienta o nosso comportamento.

Sérgio Senna Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário