sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O efeito do que falamos

Gostamos de receber elogios. Sentimo-nos valorizados, aumenta a autoestima, talvez até mude o seu humor pelo resto do dia. Mas porque uma simples palavra faz tanta diferença?

“O conteúdo de uma linguagem, aliado ao seu ritmo e entonação, ativa áreas do cérebro como o córtex pré-frontal, responsável pela cognição e pela memória, e o sistema límbico, no hipotálamo, onde se processam os sentimentos’’. Colocando em palavras simples, o que falamos e o jeito como falamos mexe com o cérebro e desencadeia certos sentimentos no ouvinte. Ou seja, as palavras tem o poder de estimular os sentimentos. O que você fala pode deixar alguém feliz, depressivo, esperançoso, desmotivado e por ai vai.

“De acordo como é empregada, a palavra pode promover tanto uma ação terapêutica como desencadear sentimentos de angústia e a depressão”.

Um exemplo de como as palavras são usadas em terapias pode ser visto na campanha ”Doe uma palavra”. Voluntários escreviam palavras positivas, de amor e esperança que eram transmitidas a pacientes com câncer para transformar o modo como eles enfrentavam a doença. Para entender mais da campanha e conferir os resultados, veja o vídeo abaixo:


Sabemos que as palavras nos afetam ao escutarmos música. Às vezes começa a tocar aquele ritmo conhecido, você presta atenção na letra, lembra-se de um momento, as emoções vem com tudo, bate a nostalgia… E por quê? “Quando as palavras são associadas a um ritmo, a uma melodia, elas atravessam o córtex cerebral e ativam diretamente o sistema límbico, onde moram as emoções”.

Tudo é uma questão de como lidamos com aquilo que escutamos. Por isso, é importante aprender como escutar para não sofrermos os efeitos negativos das palavras. “O ideal é filtrar somente as informações que acrescentem algo positivo, sejam críticas, elogios ou conselhos, e abstrair conteúdos pejorativos, preconceituosos ou maliciosos”.

Agora que você já sabe o efeito que as palavras têm e também já aprendeu a se blindar dos efeitos negativos, use o poder da palavra para fazer o dia de alguém melhor. Fonte: blogdasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário