quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Perda de memória é desculpa de bêbado?



“Não lembro nada da noite passada”, mais conhecida como desculpa de bêbado, é uma frase comum de se escutar daqueles que exageram na bebida alcoólica. O pior é que não é uma mentira para encobrir os vexames cometidos naquela noite.

Amnésia alcoólica existe sim e quanto mais álcool é ingerido, menos memória é retida. A frequente ingestão de álcool de maneira abusiva pode até levar o esquecimento temporário a evoluir para a Síndrome de Korsakoff, perda da memória de curto-prazo.

“Apesar de existir uma barreira no cérebro que serve como proteção, o álcool penetra sem problemas. Quanto maior o teor alcoólico, mais o sistema nervoso é atingido”, explica Renato Sabbatini, neurocientista da Unicamp/SP.

No início, a bebida é um estimulante que faz você ficar “alegre”. Depois, o excesso de ingestão torna o álcool uma espécie de anestesia no sistema nervoso central, levando ao esquecimento.

Consumir álcool em jejum aumenta a chance do esquecimento temporário. Mulheres, jovens e idosos também são os mais afetados devido às condições físicas e hormonais. Quem faz uso de medicamentos controlados também são mais suscetíveis.

Portanto, se você não quer ser mais um a repetir as desculpas de bêbados, a solução é seguir o que os comerciais de bebidas já vêm falando há muito tempo: beba com moderação e responsabilidade. Fonte: blogdasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário