quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cuidados com o calor!!!




Com o aumento do calor, o organismo procura baixar a temperatura do corpo através da transpiração. Mas se este objetivo não for alcançado, pode haver, em casos mais extremos, danos irreversíveis no cérebro e outros órgãos. Os golpes de calor, os esgotamentos e as cãibras são as consequências mais comuns.

Um golpe de calor dá-se quando o corpo não consegue controlar a sua temperatura elevada. Se se mantiver muito quente durante bastante tempo e não for prestado tratamento médico imediato, poderá levar à morte ou a uma deficiência crônica. Alguns dos sintomas de um golpe de calor são: febre, pele vermelha, quente e seca, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, etc. Numa situação destas, o importante é baixar a temperatura com um banho frio ou procurar um local fresco.

Um esgotamento devido ao calor deve-se à perda de líquidos e de sal, através da transpiração. É, sobretudo, grave para os idosos e doentes com hipertensão arterial e outros problemas. Um esgotamento identifica-se através da transpiração excessiva, dor de cabeça, pulso fraco, náuseas, etc.

Embora menos graves, as cãibras podem implicar tratamento médico, sobretudo em pessoas com problemas cardíacos e dietas pobres em sal. Se as cãibras continuarem por mais de uma hora, deve consultar um médico. Nos dois últimos casos, convém procurar um local fresco e ingerir líquidos com minerais, como água ou bebida para desportistas.

Cuidados refrescantes

- Mesmo que não se exponha diretamente ao sol, pode sofrer com o calor. A primeira regra é evitar a exposição solar direta e prolongada, sobretudo nas horas de maior calor. Mas há outras medidas que podem ajudar o organismo a enfrentar o calor e a evitar consequências mais graves.

- Beba muita água. É fundamental hidratar o organismo. Mesmo aqueles que têm a sensação de suar pouco e não têm sede, como os idosos, devem esforçar-se por beber água e sumos de fruta.

- Prefira alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, como a fruta e legumes frescos. Evite refeições pesadas com alimentos gordos e as bebidas alcoólicas, pois demoram mais tempo a digerir.

- Dentro de casa, permaneça nos locais menos expostos ao sol. Se morar numa vivenda, molhe as paredes exteriores com uma mangueira. O ar condicionado pode ser útil, sobretudo, para os idosos, mas convém evitar alterações bruscas. Programe uma temperatura com a qual se sinta bem, mas não demasiado fresca. Em alternativa, use ventoinhas com cabeça rotativa, para não haver um fluxo de ar direto.

- Opte por roupas leves, de preferência em algodão e cores claras. Use chapéu e óculos de sol. Use menos roupa na cama, sobretudo nos bebês e doentes acamados.

- Evite os esforços físicos exagerados. Se sentir que a sua temperatura está aumentando, molhe os pulsos, as têmporas e a nuca com água fria.

- Visite regularmente familiares ou vizinhos idosos nas alturas de maior calor, sobretudo se sofrerem de insuficiência cardíaca ou respiratória, diabetes ou outras doenças crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário